fundo parallax

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: POR QUE É ESSENCIAL?

Fashion Business week Blast Consultoria e Pandorga
FASHION BUSINESS WEEK
7 de agosto de 2017
como transformar sua ideia em negócio blast consultoria
COMO TRANSFORMAR SUA IDEIA EM NEGÓCIO
7 de agosto de 2017

Muitos negócios surgem de oportunidades. A oportunidade é positiva, pois exige que ações sejam executadas e decisões tomadas. Entretanto, ter um negócio que se baseia na oportunidade acaba muitas vezes em empresas sem rumo que se perdem e se distanciam do seu foco inicial antecipando seu fim. Para que isso não ocorra é essencial que se tenham estratégias definidas, com metas claras e ações possíveis de serem executadas. Em negócios criativos isso é ainda mais comum, visto que a gestão do negócio e o planejamento ainda é visto com certa resistência. É por isso que facilitamos a construção do planejamento estratégico em passos simples que você pode começar a aplicar hoje.

CONSTRUINDO A EMPRESA DOS SONHOS: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Todo ano só no Brasil são abertas 500 mil novas empresas, fazendo do Brasil um dos países mais empreendedores do mundo. São muitas ideias e projetos colocados no mercado nacional diariamente. Entretanto, num período de 2 a 5 anos, dois terços dessas empresas acabam fechando.

Uma das maneiras de evitar que sua empresa entre nessa estatística é sonhar. Sim, planejar nada mais é que sonhar com um futuro e definir ações e metas para chegar lá. E quando é esse futuro vai depender do ciclo de cada empresa, mas lembrando de quantas empresas fecham a cada ano, é sempre importante construir futuros cabíveis dentro da realidade de cada negócio. Até porque o planejamento deve ser algo vivo, revisitado, ajustado e adaptado sempre que necessário.

Por onde começar?

O primeiro passo para construir o planejamento estratégico é descrever seu sonho de empresa. Escreva em detalhes como você vê sua empresa ao final do ciclo definido por você. Anote tudo que você deseja alcançar em todas as áreas da empresa, desde o financeiro, a gestão de pessoas, marketing, etc. Quanto mais detalhado e específico for a sua descrição do sonho melhor. Mas atenção, ao descrever sua empresa do futuro se imagine neste futuro, descreva como se já tivesse atingido suas metas. Para isso utilize verbos de estado (ser, ter, ver, estar, etc.), como por exemplo: Somos uma empresa com 200 colaboradores, estamos localizadas na cidade de São Paulo e temos clientes importantes como etc.

MAPEANDO OBSTÁCULOS

A partir da definição da sua empresa dos sonhos os passos seguintes devem concentrar-se em construir ações e estratégias para que você atinja esse sonho. Para isso divida o seu sonho em partes menores e para cada afirmação se questione: O que me impede hoje de atingir esse objetivo?

Elabore uma lista com todos os obstáculos que você precisa enfrentar, mas atenção, evite usar palavras como falta ou ausência. Por exemplo, ao invés de dizer que falta dinheiro ou recursos para que consiga ter um escritório em tal local, pense em como obter esses recursos e de onde eles podem sair. Organize a estratégia baseada no que você tem a sua disposição e busque entender realmente o obstáculo, pense neles como ações que possam ser resolvidas por você ou alguém da sua equipe.

PLANEJE AÇÕES

Aí que está próximo passo, a partir da definição dos principais obstáculos que impedem você de ter a sua empresa dos sonhos, liste ações para superá-los. Se a sua intenção é, por exemplo, ter um faturamento de 1 milhão daqui 2 anos, anote que ações você precisa começar a fazer hoje para atingir esse objetivo. Anote também quanto você pode investir para cumprir esse objetivo, crie metas a curto e médio prazo. E principalmente, além das ações, metas e prazos indique nominalmente quem será responsável por cumprir cada ação. Desta forma você motiva os demais colaboradores da empresa e garante o envolvimento de todos na construção do seu sonho.

DICA BLAST

Planejamento é algo vivo e que está sujeito a alterações e readaptações. Tenha o planejamento e a revisão dele como uma constante no seu trabalho e na sua vida. Faça validações com frequência e se preciso planeje novamente. O sucesso está muito mais ligado a persistência do que a grandes ideias.

 

Ainda não sabe por onde começar a construir seu negócio?

Como transformar sua ideia em negócio

Ramon Steffen
Ramon Steffen
Pós graduando em Mercados Criativos e graduado em moda. É fundador da Blast. Interessado por pesquisa, escrita, planejamento de ações estratégicas, economia criativa e comportamentos futuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *